• Blog
  • Tudo
  • Como diminuir os riscos de inadimplência na indústria?

Como diminuir os riscos de inadimplência na indústria?

Os riscos de inadimplência assombram os gestores da indústria. Isso porque representa prejuízos e limita o crescimento de vendas no mercado.

 

No entanto, a lei da trava de recebíveis contribui positivamente para a luta contra esse cenário.

 

A nova regulamentação ampara o uso dos recebíveis futuros, frutos de transações de crédito,  fazendo com que possam ser utilizados como garantia de pagamento da indústria na concessão de crédito aos varejistas.

 

Agora, registros de transações de crédito são centralizados e podem ser usados para reduzir os riscos de inadimplência na indústria.

Para os lojistas, isso representa expansão de crédito.

 

Para a indústria, a garantia de pagamento para vendas adicionais.

 

Nesse texto, detalhamos a lei da trava de recebíveis e explicamos como ela reduz os riscos de inadimplência ao conceder garantia de pagamento para a indústria.

 

Lei da trava de recebíveis: possibilidade contra a inadimplência

 

Não há como falar em eliminação dos riscos de inadimplência na indústria sem mencionar a lei da trava de recebíveis.

 

A lei da trava de recebíveis, se trata da “trava bancária” que os bancos tinham permissão de impor sobre os recebíveis futuros das vendas de cartão de crédito e débito de uma empresa na solicitação de crédito.

 

Por exemplo, um lojista estava precisando de um empréstimo. Ia até o banco de sua preferência e oferecia, como forma de garantia de pagamento, seus recebíveis futuros, frutos de operações de cartões de crédito e débito.

 

O banco, como condição, travava esses recebíveis até a quitação do empréstimo, com a custódia deles mesmo que o crédito fornecido representasse um valor parcial.

 

Além disso, o banco estabelecia as condições que achasse melhor referente às taxas ao lojista, sem que ele pudesse recorrer a outra instituição bancária.

 

No entanto, algumas mudanças ocorreram no mercado financeiro.

 

De acordo com as novas regras de junho de 2021, o Banco Central determinou que o registro de operações feitas com cartão de crédito e débito seja centralizado e compartilhado com entidades registradoras autorizadas pelo Bacen.

 

O estabelecimento, por sua vez, ganhou a possibilidade de conceder permissão para que empresas homologadas a essas entidades acessem seus registros e os utilizem em operações como garantia de pagamento.

 

Além disso, pelas novas regras, os recebíveis também não precisam ficar travados por instituições bancárias, impedindo a liberdade de movimentação do lojista em busca de bancos com melhores condições de empréstimo, como juros e outras taxas.

 

A lei de trava de recebíveis proporciona autonomia para um varejista expandir seu crédito, centralizar e compartilhar os registros de seus recebíveis futuros com uma empresa homologada a uma entidade registradora e optar pela instituição financeira que melhor lhe atenda em caso de solicitação de crédito, se essa for sua escolha.

 

Porém, as vantagens da lei da trava de recebíveis não são apenas essas.

 

No que se refere à indústria, a lei da trava de recebíveis contribui para a eliminação de riscos de inadimplência através da possibilidade de uso desses recebíveis como garantia de pagamento.

 

A lei da trava de recebíveis auxilia a indústria

 

trava de recebiveis

Os riscos de inadimplência da indústria podem ser reduzidos com a lei da trava de recebíveis proporcionando garantia de pagamento a fornecedores.

 

Isso porque permite que esses pagamentos futuros sejam utilizados para garantia de crédito ao varejista e garantia de pagamento ao fornecedor.

 

Com vantagens para todos os envolvidos, consegue reduzir os riscos de inadimplência no cenário da distribuição, fazendo com que varejistas tenham crédito expandido e os fornecedores tenham garantia de pagamento.

 

Assim, com essas mudanças da lei da trava de recebíveis, os recebíveis podem ser usados de maneira a contribuir para o cenário de distribuição.

 

Portanto, as novas regras da lei da trava de recebíveis contribuem para a redução dos riscos de inadimplência ao conceder crédito de compra aos varejistas com garantia de pagamento à indústria, contribuindo para o aumento das transações e alavancando os resultados de todos os envolvidos.

 

No entanto, o apoio de outras instituições se faz necessário, como é o caso das empresas homologadas nas entidades registradoras.

 

Isso porque elas possuem autorização para avaliar o uso de recebíveis futuros como garantia de pagamento, com acesso consentido ao registro de recebíveis de pagamentos de crédito e débito de um estabelecimento.

 

Como resultado, os riscos de inadimplência são reduzidos sendo algo favorável para todos.

 

Para ter todo esse apoio, é necessário contar com essas entidades em busca de alcançar benefícios para os envolvidos.

 

Afinal, a lei da trava de recebíveis pode auxiliar a reduzir significativamente os riscos de inadimplência para a indústria proporcionando garantia de pagamento.

 

Conte com a PayHop para te ajudar

 

Como mencionamos, o apoio das empresas homologadas em entidades registradoras é essencial na busca pela redução dos riscos de inadimplência da indústria através da lei de trava de recebíveis.

 

O acesso aos registros dos recebíveis futuros, bem como sua análise, permite que essas instituições orientem a melhor maneira de utilizar esses recebíveis como garantia de crédito e garantia de pagamento.

 

Por isso, para reduzir os riscos de inadimplência na indústria, conte com a PayHop e seu domínio acerca da lei da trava de recebíveis.

 

A centralização e o compartilhamento das informações dos recebíveis futuros de pagamentos de crédito com entidades registradoras, permite que PayHop te ajude na análise do uso desses recebíveis como garantia de pagamento na indústria.

 

A PayHop é a primeira fintech a unir fornecedores e varejistas numa única plataforma tecnológica, em busca da redução dos riscos de inadimplência na cadeia de distribuição.

 

Ajudamos a garantir crédito para varejistas com garantia de pagamento para indústria por meio do uso de recebíveis futuros do pagamento de crédito e débito, independente da credenciadora responsável pela máquina utilizada.

 

Esse trabalho é feito sob amparo legal da nova regulamentação do Banco Central na lei da trava de recebíveis, que proporciona essas condições no uso de recebíveis futuros.

 

Para a indústria, isso representa redução dos riscos de inadimplência ao proporcionar garantia de pagamento pelos recebíveis futuros do varejista.

 

Os benefícios são destinados a todos, e a PayHop pode ajudar a alcançar esses resultados.

 

Quer entender melhor? Entre em contato com a gente!

Fale com a gente: +55 11 3181-8197 | 9h ás 18h
(De segunda a sexta, exceto feriados)