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Como a lei da trava de recebíveis pode ajudar a melhorar o faturamento da sua empresa?

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A lei da trava de recebíveis oferece a possibilidade de alavancar o faturamento de empresas.

 

Isso porque permite que os ganhos das vendas de cartão de crédito sejam usados como garantia de pagamento.

 

Dessa forma, os recebimentos futuros de varejistas podem ser utilizados como garantia de crédito com fornecedores.

 

Sabendo que a inadimplência representa, além de um prejuízo nas finanças da companhia, um fator limitante no faturamento, a lei da trava de recebíveis apresenta uma forma de garantir o pagamento, até mesmo aos varejistas que não possuem crédito com os fornecedores.

 

Com isso, aumenta-se o faturamento de empresas, movimentando a cadeia produtiva.

 

Entenda mais ao longo deste artigo.

 

Do que se trata a lei da trava de recebíveis?

 

A lei da trava de recebíveis representa, em termos mais simples, a “trava” que as instituições bancárias tinham permissão para efetuar sobre os recebíveis futuros, frutos das transações feitas a partir de cartões de crédito.

 

Assim, quando o varejista precisava de uma quantia financeira, ia até à instituição bancária relacionada à empresa credenciadora das máquinas de cartões crédito, e utilizava seus recebíveis como garantia de pagamento.

 

A instituição, nesse caso, tinha permissão para travar esses ganhos até o sanar da dívida, mantendo-os sob custódia mesmo que o valor concedido fosse menor que o total desses recebíveis.

 

Além disso, o banco possuía liberdade para estabelecer taxas, nas condições que achasse viáveis, sem que o varejista pudesse recorrer a outra instituição financeira.

 

Mas, de acordo com as normas vigentes desde junho de 2021, o registro das transações de crédito e débito deve ser centralizado e compartilhado com entidades registradoras autorizadas pelo Banco Central.

 

Dessa forma, com a autorização do lojista, empresas homologadas podem ter acesso a esses registros e utilizá-los como dados de análise em solicitações de crédito e outras transações, servindo como garantia de pagamento.

 

Com isso, o varejista que compartilhar os seus registros com uma empresa homologada pode contar com ela para nortear as solicitações de crédito necessárias.

 

Além dos benefícios para o lojista, a lei da trava de recebíveis fornece benefícios também aos fornecedores, ao contribuir para a melhora do faturamento de empresas.

 

Como a lei da trava de recebíveis melhora o faturamento das empresas?

 

A lei da trava de recebíveis melhora o faturamento da indústria ao utilizar os recebíveis futuros de vendas de cartão de crédito como garantia de pagamento, inclusive de varejistas sem condições de crédito com a companhia referida.

 

Dessa forma, o faturamento de empresas aumenta, uma vez que o risco de inadimplência é zero, e as vendas podem ocorrer até mesmo para lojistas inadimplentes.

 

Isso ocorre por esses ganhos futuros serem utilizados como garantia de crédito ao varejista e garantia de pagamento ao fornecedor.

 

Assim, o fantasma da inadimplência não assombra as transações, se tornando um fator limitante das vendas e estagnado o faturamento de empresas.

 

Pelo contrário: há um aumento no índice de lucros e ocorrem benefícios para todos os envolvidos na cadeia de distribuição.

 

A lei da trava de recebíveis oferece oportunidade de melhorar o faturamento de empresas ao gerar segurança aos fornecedores para impulsionar as transações.

 

Como a PayHop pode te ajudar?

 

A lei da trava de recebíveis, que exige a centralização e o compartilhamento dos registros dos recebíveis futuros de pagamentos de débito e crédito com entidades registradoras, possibilita que a PayHop auxilie na análise do uso desses recebíveis como garantia de pagamento.

 

Até mesmo porque, após as mudanças na lei da trava de recebíveis, o trabalho das empresas homologadas em relação às entidades registradoras é essencial para a melhoria do cenário da cadeia produtiva e na luta contra a inadimplência.

 

Isso ocorre porque o compartilhamento das informações acerca dos recebíveis futuros permite que essas instituições analisem e orientem a melhor forma de utilizar esses recebíveis, permitindo que a ação beneficie fornecedores e contribua para a melhora do faturamento de empresas, sendo usados como garantia de pagamento.

 

A PayHop é a primeira fintech a unir fornecedores e varejistas numa única plataforma tecnológica visando diminuir a inadimplência na rede de distribuição, ajudando a garantir crédito para varejistas e pagamento para fornecedores por meio do uso de recebíveis futuros do pagamento de crédito e débito como garantia de pagamento.

 

Isso tudo, com base no que orienta a nova regulamentação do Banco Central na lei da trava de recebíveis, que traz liberdade ao varejista no uso de seus recebíveis futuros.

 

Para o fornecedor, isso garante vendas adicionais até mesmo para lojistas com os quais não possui crédito, com garantia de pagamento, permitindo a melhora do faturamento de empresas!

 

Seja você fornecedor ou varejista, nós temos os benefícios ideais para seu caso. Conheça nosso trabalho e não perca a oportunidade de acompanhar as melhorias que vêm surgindo para a cadeia de distribuição.

 

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