• Blog
  • Tudo
  • Novo crédito para varejistas com a garantia de recebimento

Novo crédito para varejistas com a garantia de recebimento

garantia-de-recebimento

Há alguns anos os varejistas tinham certas dificuldades para conseguir crédito na praça, assim como os bancos e credores enfrentavam a inadimplência ao oferecer crédito sem uma garantia de recebimento concreta.

 

Nos últimos anos, graças à lei da trava de recebíveis, esse cenário mudou e trouxe benefícios tanto para varejistas quanto para instituições financeiras e bancos.

 

O que reflete de forma positiva na economia e nas transações financeiras realizadas entre ambas as partes.

 

Graças a essa lei, é possível disponibilizar crédito para varejistas de forma prática, mas acima de tudo, segura.

 

Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura e veja como o novo crédito para varejistas funciona, como garantir o recebimento e como o Payhop pode te ajudar.

 

Crédito para varejistas com garantia de recebimento: como funciona?

 

Por mais que o varejo seja responsável por boa parte da economia brasileira, não há como bancos e instituições financeiras oferecerem crédito para varejistas sem garantia de recebimento. 

 

Como dito no início, há poucos anos os varejistas tinham poucas opções para conseguirem obter mercadorias na indústria, pois, o crédito era oferecido apenas para aqueles com nome limpo na praça ou com garantias a oferecer aos bancos para obter empréstimos.

 

No entanto, após a chegada da lei da trava de recebíveis, isso mudou.

 

Esta lei possibilita que as vendas realizadas através das maquininhas de cartão de crédito sejam utilizadas como garantia de recebimento das instituições financeiras.

 

Dessa forma, os valores que serão recebidos nos próximos meses pelos varejistas através das máquinas de cartão de crédito servem como garantia para fornecedores.

 

Assim, as chances de enfrentar o fantasma da inadimplência são zeradas, varejistas conseguem manter seu estoque e vendas e fornecedores conseguem manter o cliente sem risco de não receber pelas mercadorias vendidas.

 

Com isso, toda a cadeia varejista sai ganhando, desde a indústria que tem para quem vender sem correr risco de não receber, até o varejista que não perde seu estoque de produtos e manter seus clientes, sem o risco de não ter crédito na praça por conta de nome sujo ou atrasos nos pagamentos.

 

O que é a trava de recebíveis?

Atualmente, uma das melhores formas de oferecer crédito para varejistas com segurança e garantia de pagamento é através da trava de recebíveis.

 

Esse método utilizado pela Payhop, nada mais é do que utilizar valores de vendas nas máquinas de cartão para oferecer garantia de pagamento para os fornecedores.

 

Sendo assim, o comerciante não precisa pedir empréstimos com juros altos aos bancos, por exemplo, podem dar os valores a receber que já estão registrados em suas máquinas de cartão como garantia de pagamento.

 

Porém, com a trava de recebíveis, o comerciante tem mais liberdade de escolha já que antes dessa lei os bancos podiam estabelecer juros de acordo com sua conveniência e também travar valores das maquininhas mesmo que os recebíveis fossem maiores do que o crédito oferecido ao varejista.

 

Agora, o varejista pode adquirir mais crédito seguindo o processo indicado pelo Banco Central, que basicamente é: centralizar e compartilhar os registros de seus recebíveis futuros com uma entidade registradora, compartilhá-los com uma empresa homologada e contar com ela para nortear as solicitações de crédito necessárias.

 

Assim, além dos benefícios para o lojista, a lei da trava de recebíveis fornece benefícios também aos comerciantes, disponibilizando oportunidade de escolha sem tanta burocracia e juros.

 

Para quem está oferecendo o crédito para varejista, esse mecanismo também é importante, afinal, permite que a empresa saiba se os recebíveis já estão sendo usados como garantia de recebimento.

 

O que evita que o fornecedor caia em golpes, já que a Payhop pode consultar se os valores dados como garantia já não estão sendo utilizados na indústria da mesma forma.

 

Por isso, é correto dizer que a Payhop oferece benefícios para ambos os lados do comércio varejista, com garantia, segurança e agilidade nos serviços.

 

Veja como podemos te ajudar!

 

Como a PayHop pode me ajudar?

 

Com o compartilhamento do registro dos recebíveis futuros de pagamentos de crédito com entidades registradoras, empresas homologadas a essas entidades podem ter acesso a esses dados, se assim o estabelecimento permitir.

 

Com isso, elas podem ser acionadas para utilizar os recebíveis futuros como garantia de recebimento no caso de concessão de crédito para varejistas.

 

Em resumo, as empresas homologadas às entidades registradoras, que é o caso da PayHop, pode intermediar a concessão de crédito de fornecedores a lojistas ao oferecer os recebíveis pendentes desses lojistas como garantia de recebimento, caso o lojista em questão não honre a pendência de forma habitual.

 

Ou seja, o fornecedor encaminha a dívida ao lojista normalmente, e esse último pode acertar de modo tradicional.

 

No entanto, caso fique em falta, a PayHop será comunicada e liberará os recebíveis pendentes como forma de pagamento.

 

A PayHop está homologada nas quatro entidades registradoras que foram habilitadas pelo Banco Central até o momento.

 

Por isso, pode atuar no uso de recebíveis futuros como garantia de pagamento na concessão de crédito para varejistas.

 

Tudo é feito de forma autônoma e digital, totalmente acessível para sua rotina comercial, sem grandes impactos e com informações ao dispor para acesso sempre que quiser.

 

Você, que é fornecedor e busca ampliar suas vendas na concessão de crédito para lojistas inadimplentes de forma segura, entre em contato conosco!

 

Caso seja varejista e seu fornecedor ainda não utiliza a PayHop, preencha nosso formulário de indicação de fornecedores que entramos em contato com ele!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente: +55 11 3181-8197 | 9h ás 18h
(De segunda a sexta, exceto feriados)