A recente decisão do Comitê de Política Monetária (
COPOM) de manter a taxa SELIC em 10,50% trouxe à tona discussões sobre o futuro do mercado de crédito brasileiro. A expectativa é que, na próxima reunião, a taxa seja mantida, devido ao cenário político externo conturbado. No entanto, a médio prazo, economistas preveem uma redução gradual, com a taxa chegando a 9,75% e, conforme as estimativas do relatório Focus do Banco Central, apontando para uma taxa de 9,50% em 2025 e 9% em 2026 e 2027.
Mesmo em um cenário de alta inadimplência nacional, há nichos específicos no mercado de crédito que apresentam oportunidades significativas. Um desses nichos é o dos recebíveis de cartões, que têm mostrado um crescimento impressionante. Em 2023, foram realizadas 42,2 bilhões de transações com cartões, movimentando um total de 3,73 trilhões de reais. Este setor oferece uma oportunidade de investimento interessante para instituições financeiras que buscam diversificação e ancoragem em ativos de baixo risco.
Operar neste mercado requer conhecimento especializado e sistemas robustos para a gestão dos recebíveis. Com a expertise necessária, é possível navegar neste mercado com segurança e aproveitar as oportunidades que ele oferece. A
PayHop está na vanguarda desse segmento, oferecendo serviços para players do mercado financeiro, indústrias, distribuidores e prestadores de serviços B2B, facilitando o acesso e a operação em um nicho promissor, transformando desafios em oportunidades de crescimento.